Uso das tecnologias na minha prática profissional



 

 

Uso pedagógico do Smartplone: potencialidades e desafios

Os dispositivos móveis se tornaram cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas. A grande diversidade de funcionalidades presentes no aparelho além da facilidade de acesso à informações em tempo real faz com que o uso desses aparatos tecnológicos se tornem uma atraente ferramenta potencializadora do processo de ensino e aprendizagem.

O dessa tecnologia nas salas de aula pelos meus alunos favorece sua aprendizagem permitindo práticas, dinâmicas e atividades que seriam inviáveis sem eles. Além disso, o uso dos celulares melhora a produtividade da aula permitindo ganhos de tempo e qualidade da aprendizagem.

O smartphone (numa tradução livre, "celular inteligente", com acesso à internet e aplicativos como mensagens instantâneas, email e redes sociais) possibilita ao estudante "a expressão do seu pensamento e de suas ideias em diferentes linguagens, favorecendo a construção da autonomia intelectual”.

Trazer a influência do smartphone  às salas de aula é sempre um ponto positivo, uma vez que incentiva os alunos a procurarem novas maneiras de aperfeiçoarem os seus conhecimentos através dos conteúdos veiculados pelos professores. A utilização de smartphones com essa finalidade é uma alternativa que pode ajudar a manter o interesse dos alunos.
Principais usos do smartphone em sala de aula:
       Pesquisa;
       Redes Sociais;
       Vídeos.
       
O fato de um aluno poder se comunicar a distância com seus professores é algo bastante útil na atualidade e isso pode facilitar o processo ensino aprendizagem.
A educação de qualidade é aquela que ajuda o aluno a “construir-se como ser humano”, não apenas como bom profissional para o mercado.
O grande desafio das escolas é manter a atenção desses jovens – que já nasceram conectados – no professor e no conteúdo apresentado dentro de sala de aula.

Referências

ANTONIO ERASMO. Uso de tecnologia altera relação aluno-professor nas salas de aula. Disponível em: <http://cidadeagorago.com.br/home/destaques/tecnologia-altera-relacao-aluno-professor-salas-aula#comments>.Acesso em: 23 Abr. 2014, 15:50.

BENTO, Maria C.; CAVALCANTE, Rafaela S. Tecnologias móveis em educação: o uso do celular na sala de aula.  Revista ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013 p. 113/120. Disponível em: <http://www.fatea.br/seer/index.php/eccom/article/viewFile/596/426>.Acesso em: 23 abr. 2014, 16:20.

BRITO, S. G.;  MATEUS, C. M. Celulares, smartphones e tablets na sala de aula:
Complicações ou contribuições?. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE da PUCPR. 2011. Curitiba. Disponível em: < http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5943_3667.pdf>. Acesso em 21 Abr. 2014, 15:50:00

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular), Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/&gt;. Acesso em: [22 Abr. 2014, 16:00:00].

ANTONIO, José Carlos. TICs, telefones celulares e a escolassaura, Professor Digital, SBO, 30 jan. 2012. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2012/01/30/tics-telefones-celulares-e-a-escolassaura/&gt;. Acesso em: [23 Abr. 2014, 14:23:00].

Nenhum comentário:

Postar um comentário